Operador 88
A recente aprovação de uma lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe o uso de dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas a partir de 2025, reacendeu as discussões sobre os impactos do uso de tecnologia na vida de crianças e adolescentes. Enquanto a medida busca reduzir distrações no ambiente escolar, especialistas apontam para a necessidade de ampliar o cuidado também no ambiente doméstico. De acordo com o estudo TIC Kids Online Brasil (2024), realizado pela Unesco e pelo Cetic.br, 93% dos jovens brasileiros entre 9 e 17 anos utilizam a internet, totalizando cerca de 24,5 milhões de usuários. Apesar do acesso quase universal, os dados mostram que o controle e a supervisão no uso da rede ainda são limitados. Apenas 34% dos pais ou responsáveis utilizam ferramentas de bloqueio ou filtro de sites, enquanto 32% monitoram aplicativos baixados ou limitam contatos por mensagens e chamadas.
Menos de um terço restringe o tempo de uso da internet ou bloqueia anúncios. Valdir Gugiel, diretor do Centro Marista de Defesa da Infância, destaca que a educação digital é tão crucial quanto ensinar crianças a se protegerem de perigos físicos. “Precisamos preparar nossos jovens para navegarem de forma segura e consciente na internet. O letramento digital, a supervisão das atividades online e o entendimento sobre o funcionamento do mercado digital são essenciais para evitar problemas que afetam a saúde física e mental”, afirmou. Além disso, Gugiel chama atenção para o impacto negativo de um uso inadequado das telas, que pode gerar dependência, ansiedade e exposição à violência digital. Ele reforça a importância de abrir diálogos entre escolas, famílias e a sociedade para promover um uso mais consciente da tecnologia. Com a proibição de aparelhos eletrônicos em salas de aula em São Paulo e o aumento do uso da internet em casa, o debate sobre segurança digital e o equilíbrio no uso das telas ganha ainda mais relevância, exigindo esforços conjuntos para proteger crianças e adolescentes em todos os ambientes.
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