OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Forrozão 88

Arroz

  • Por Informações da Assessoria de Imprensa do Cantor

  • 18.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Estado de saúde de Arlindo Cruz é grave, mas estável após cirurgia

O estado de saúde do cantor Arlindo Cruz é grave, mas estável, segundo o boletim divulgado pela assessoria de imprensa do artista neste sábado (18). Na noite de sexta-feira (17), Arlindo foi submetido, com sucesso, a instalação de um cateter cerebral para monitorar a pressão craniana.

O cantor está sedado para manter o controle da pressão intracraniana, com objetivo de preservar o fluxo sanguíneo cerebral. Em seguida, a sedação deverá ser gradativamente retirada para reavaliação do quadro neurológico. O cantor passou mal nesta sexta, quando se preparava para viajar para São Paulo, onde faria um show do projeto "2 Arlindos".

Neste domingo (19), o cantor se apresentaria em Salvador. Ele sofreu um AVC hemorrágico. O cantor foi socorrido na CER Barra da Tijuca às 17h20. Ele chegou inconsciente ao local e, em seguida, foi levado à Sala Vermelha, de cuidados intensivos. Após estabilização do quadro, o cantor foi transferido para a Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, onde foi levado ao centro cirúrgico para instalação do cateter.

Ainda segundo sua assessoria, todos os procedimentos médicos planejados foram realizados com sucesso até o momento. Em breve, o hospital deve divulgar novos boletins médicos.

Trechos de estradas de 22 regiões da Bahia vão passar por serviços de conservação e manutenção, a partir deste mês. O processo licitatório foi iniciado e concluído pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) no ano passado, com a aprovação de 11 empresas para realização das obras em 23 áreas. Serão investidos mais de R$ 55 milhões para as intervenções.

A previsão é de execução de serviços em mais de 18 mil quilômetros de extensão, o que envolve mais de 350 cidades, entre elas, Itaberaba (Chapada), Seabra (Chapada), Brumado, Jequié (centro sul), Guanambi, Vitória da Conquista (sudoeste).

Entre as intervenções previstas estão a retirada de vegetação que encobre a sinalização da pista, tapa-buracos e a limpeza de bueiros. “Esses são serviços mais emergenciais, pois vamos recuperar mais de 700 quilômetros de estradas ainda este ano. São 28 trechos definidos sendo que 130 quilômetros, que correspondem a cinco trechos, já estão prontos”, explica o diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT), Saulo Pontes.

Novo edital

A região de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, também estava incluída no processo licitatório, mas não houve empresas interessadas em realizar a manutenção nos 703,1 quilômetros de extensão. Fazem parte dessa área os municípios de Medeiros Neto, Itamaraju, Itabela, Guaratinga, Itanhém, Vereda, Caraíva, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri e Ucuruçu. Um novo edital está em elaboração para ser relicitado ainda no primeiro semestre deste ano. 

 

O delegado Luís Henrique Alves da Costa, responsável pela investigação do caso da morte do turista francês Alain Wergeil, de 72 anos, que caiu da Cachoeira da Fumaça, localizada no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, no dia 26 de fevereiro, afirmou ao Jornal da Chapada que o que ocorreu foi um suicídio.

“A gente vai concluir o inquérito ainda, temos 30 dias para isso. Mas foi suicídio mesmo”, disse o delegado, em entrevista, na última quarta-feira (15). Segundo ele, as provas testemunhais levaram a essa conclusão. “Testemunhas afirmaram que ele [o turista] estava demonstrando um comportamento introspectivo, que se dirigiu à beira do precipício e mesmo alertado pelas pessoas que estavam lá se jogou”, ressaltou Alves.

De acordo com o delegado de polícia, há informações de que o francês passava por problemas de ordem psicológica.

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (16) projeto de lei que permite o fechamento por tempo indeterminado de farmácias que vendam medicamentos falsificados. Atualmente, a lei prevê prazo máximo de 90 dias de interdição do estabelecimento ou suspensão da venda do item sob suspeita, período após o qual, se nada ficar comprovado, a farmácia pode ser reaberta.

Ao longo das investigações que culminaram na Operação Carne Fraca, deflagrada hoje (17) pela manhã, a Polícia Federal (PF) descobriu que os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso "maquiavam" carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas, então, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização. A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

“Tudo isso nos mostra que o que interessa a esses grupos corporativos na área alimentícia é, realmente, um mercado independente da saúde pública, independente da coletividade, da quantidade de doenças e da quantidade de situações prejudiciais que isso [a prática criminosa] causa”, afirmou o delegado federal Maurício Moscardi Grillo, em entrevista coletiva no fim da manhã, na sede da PF em Curitiba. Também participaram da coletiva o superintendente da corporação, Rosalvo Ferreira Franco, o delegado Igor Romário de Paula e o auditor da Receita Federal Roberto Leonel de Oliveira Lima.

Os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho, que recebem até dois salários mínimos, poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de hoje (16). A retirada poderá ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos por meio do Cartão do Cidadão, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários.

O banco também pagará os rendimentos das cotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa antes de 4 de outubro de 1988. Nesse caso, os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta do PIS vinculada ao trabalhador.

Quem é correntista da Caixa teve o dinheiro depositado na última terça-feira (14) na conta-corrente. Para saber se tem direito a receber o benefício, de até um salário mínimo, o trabalhador pode consultar o site do banco ou ligar no 0800 726 0207, opção 1.

O abono é pago ao trabalhador com pelo menos cinco anos de cadastro no PIS/Pasep, que recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias em 2015. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2015.

Pelas novas regras estabelecidas pelo governo federal, o valor do benefício agora é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Quem trabalhou um mês em 2015 receberá um doze avos do salário mínimo. Quem trabalhou dois meses receberá dois doze avos e assim por diante. Só receberá o valor total quem tiver trabalhado todo o ano de 2015.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse hoje (16) que o papel do Congresso Nacional é aprovar as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo para ajudar o Brasil a crescer. A declaração foi dada depois da primeira reunião da bancada do PMDB no Senado com o presidente Michel Temer, realizada ontem à noite, em Brasília.

Eunício informou que Temer conversou sobre as reformas com os parlamentares, chamando a atenção para a necessidade de manter a reação da economia e retomar a geração de empregos. “Foi neste sentido que conversamos um pouco sobre as reformas, sobre o papel que temos no Congresso Nacional de ajudar o Brasil a incluir esses 13 milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho.”

Jantar com parlamentares

Eunício relatou que a conversa ocorreu em um jantar de confraternização em que Temer expressou seu desejo de se aproximar da bancada e do Parlamento. O líder do partido no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem se manifestado de forma contrária ao encaminhamento dado pelo governo à tramitação das reformas da Previdência e trabalhista, também participou da reunião.

Seguindo o mesmo tom da presidência da Câmara, Eunício defendeu as reformas e reforçou seu compromisso no esforço de aprovação das propostas no Senado. Ele disse que interessa a Temer que a reforma da Previdência tramite com velocidade ao chegar ao Senado. "E nós, aqui no Senado, temos um compromisso de fazer as reformas de que o Brasil precisa. Não será uma reforma para tirar direitos de trabalhadores”, afirmou.

O laudo mais recente do mês de fevereiro de 2017 da Vigilância Sanitária de Livramento de Livramento de Nossa Senhora, do qual o site L12 Sudoeste teve acesso nesta quinta-feira (16), apontou a existência de coliformes totais na água da Embasa que cai nas torneiras da população livramentense, embora o mesmo laudo não tenha apontado a presença da bactéria Escherichia coli, o que automaticamente tornaria a água imprópria para o consumo humano. O resultado força uma notificação por parte da Vigilância Sanitária à Embasa, para que o problema seja corrigido o mais breve possível.

O Inciso I do Artigo 27 do capítulo V da Portaria Nº 2.914 do Ministério da Saúde, norma que estabelece os padrões de potabilidade de água para consumo humano, é bem claro: “no controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, ações corretivas devem ser adotadas e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios”.

É exatamente o que a Vigilância Sanitária do município vai fazer nesta quinta-feira, conforme informações da Coordenadora, Marcelle de Lourdes Pereira Oliveira, o órgão irá encaminhar de imediato o ofício a Embasa para que as devidas providências sejam tomadas. “Nós da Vigilância Sanitária somos responsáveis pela coleta da água em Livramento, todos os meses, para ser encaminhada a um laboratório que presta serviço ao Estado onde essa água é submetida à análise. São coletas realizadas em mais de 14 pontos da cidade, incluindo a zona rural. Chegou recentemente o resultado da análise dos meses de janeiro e fevereiro de 2017, onde na maioria dos pontos coletados apresentou alteração na cor, e também presença de bactérias/coliformes totais. Como chegou recentemente esse resultando, já estamos adotando medidas para que chegue ao conhecimento da Embasa, para que as medidas corretivas sejam feitas por ela”, informou a Coordenadora.

De acordo com especialistas, normalmente bactéria na água destinada ao consumo humano leva a crer que a água teve contato com matéria orgânica em decomposição. Os coliformes totais são um dos inúmeros grupos de bactérias que podem estar presentes na água quando a mesma teve esse contato. Portanto, a presença dos mesmos é indicativo de que pode haver outros grupos que não foram analisados e, portanto, a água deve passar por procedimento de desinfecção com cloro.

A Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, adverte, ainda, “não são tolerados resultados positivos que ocorram em recoleta. Quando o padrão microbiológico for violado, os responsáveis pelos sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano devem informar à autoridade de saúde pública as medidas corretivas tomadas”.

O laudo encontrou também alterações de cor da água, que está dentre os quesitos mais reclamados pelos consumidores. Para se ter uma ideia, o valor encontrado na última análise foi de 30 uH, sendo que o padrão de aceitação é 15 uH, ou seja 50% acima do padrão aceitável pelo Ministério da Saúde.

No início deste mês, durante Audiência Pública sobre o tema na Câmara de Vereadores de Livramento, representantes da Embasa afirmaram para as autoridades e população presentes que não havia alteração na qualidade da água fornecida pela Estatal no município, que estaria tudo dentro do padrão regulamentado. Com a palavra, a Embasa.

Um acidente envolvendo um automóvel Fiat Pálio de cor branca acabou deixando uma pessoa ferida na madrugada desta quarta-feira (16). O sinistro ocorreu por volta das 2h:40 na BA-148, trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, próximo à Barragem do Paulo. De acordo com informações do site L12 Sudoeste, o motorista do automóvel, com placas de Paramirim, foi socorrido com ferimentos para a Unidade de Pronto Atendimento de Livramento (UPA), mas não corre risco de morte. O motorista por motivos até então desconhecidos teria perdido o controle do veículo que veio a capotar na pista. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Já é o terceiro acidente nos últimos meses no mesmo local.

  • Por Redação Jornal da 88 / foto: Luis Terêncio

  • 15.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Livramento: Trabalhadores da Educação e saúde  são contra á reforma da Previdência

Trabalhadores realizaram  uma paralisação, nesta quarta-feira (15) em Livramento, contra a reforma da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer. Importantes sindicatos, como o dos trabalhadores da educação e dos agentes de saúde realizaram uma passeata nas principais ruas do centro da cidade enforma de protesto contra a reforma. 

Veja um pouco de como foi no vídeo:

Livramento: Trabalhadores da Educação e saúde  são contra á reforma da Previdência
Livramento: Trabalhadores da Educação e saúde  são contra á reforma da Previdência
Livramento: Trabalhadores da Educação e saúde  são contra á reforma da Previdência
" allowfullscreen>

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na última terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado da Bahia, o edital de abertura de concurso público visando ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. As vagas são destinadas a 64 municípios, contemplando unidades da Embasa em Salvador, região metropolitana e Interior. Os salários admissionais variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

As vagas de nível superior são oferecidas aos profissionais com formação em ciências contábeis; análise de sistemas, processamento de dados, ciência da computação, engenharia de computação ou sistemas de informação; engenharia civil ou engenharia de produção civil; engenharia sanitária ou engenharia sanitária e ambiental; e engenharia elétrica.

As vagas de nível médio-técnico são destinadas para técnicos em edificações e técnicos em eletromecânica. Já para o nível médio, há vagas para agente administrativo, agente operacional, assistente de laboratório e operador de processos de água e de esgoto.

As inscrições para o concurso deverão ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, a partir da 0h de hoje (15) até às 23h59min do dia (05/04), sendo o dia (06/04) o último dia para o pagamento do boleto bancário.

O valor de inscrição será de R$ 60,00 para as funções de nível médio, R$ 80,00 para as funções de nível técnico e R$ 120,00 para as funções de nível superior.  A aplicação das provas está prevista para o dia 07/05/2017, e serão realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

“Os candidatos que vierem a ser admitidos farão jus à remuneração, às vantagens e aos benefícios que estiverem vigorando a época das respectivas admissões, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo de trabalho vigente”, explica a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas da Embasa, Cássia Fortuna.

O prazo de validade do Concurso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), será de 6 (seis) meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Embasa, ser prorrogado uma vez por igual período, por conveniência administrativa da empresa.

 

 

  • Por Redação Jornal da 88 / Emanuel Fernandes foto: Luis Terêncio

  • 15.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Pipeiros na bronca com a Embasa paralisam atividades em Livramento

Na manhã desta quarta-feira (15), os pipeiros que abastecem as comunidades da zona rural paralisaram suas atividades após serem informados que só teriam direito a abastecer uma só vez por dia no reservatório da Embasa. Segundo informações colhidas pela equipe de jornalismo da Rádio 88, o reservatório da Embasa tem capacidade de abastecer as comunidades da zona rural e em virtude disso os pipeiros teriam que abastecer os caminhões em Rio de Contas, fato que causou revolta nos motoristas tendo em vista que os veículos não tem condição de realizar esse trajeto por ser muito perigoso por conta da rodovia ser muito íngreme. As atividades permanecem paralisadas aguardando uma posição por parte da Prefeitura e da Embasa.

A policia militar de Livramento recebeu uma denúncia nesta quarta-feira (15), de que um homem, estaria cultivando a erva "cannabis sativa", vulgarmente chamada de maconha, no interior de sua residência.

Foi realizada uma operação com o efetivo da 46ª CIPM, contando com o PETO, Rádio Patrulha e Serviço de Inteligência, e no local, foi constatada a veracidade da denúncia, sendo encontrados 2 (dois) pés da referida erva num terreno ao lado da residência, situada no Povoado dos Patos próximo à Creche.

Após verificação no interior da casa, também foi encontrada uma caixa de papelão contendo sementes e folhas num processo de secagem. O denunciado não foi localizado, estando presente apenas sua esposa, que foi conduzida à delegacia de Livramento para registro de ocorrência.

Após denúncia Policia Militar encontra vários pés de maconha na comunidade dos Patos
Após denúncia Policia Militar encontra vários pés de maconha na comunidade dos Patos
Após denúncia Policia Militar encontra vários pés de maconha na comunidade dos Patos

Profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família de Itaguaçu e Benito Gama, realizaram nesta última quarta-feira (15) uma ação nas escolas municipais da Várzea e do Nado no intuito de  observar sinais e sintomas da hanseníase tracoma e vermioses. Com isso, as USF e Ministério da Saúde espera aumentar o diagnóstico precoce e identificar comunidades em que a hanseníase, tracoma e verminoses ainda persistem. Os casos suspeitos serão encaminhados para confirmação e início imediato do tratamento.

Unidades de saúde da família promovem ação de prevenção contra hanseníase tracoma e verminose nas escolas
Unidades de saúde da família promovem ação de prevenção contra hanseníase tracoma e verminose nas escolas
Unidades de saúde da família promovem ação de prevenção contra hanseníase tracoma e verminose nas escolas
  • Por Redação Jornal da 88 / foto: Luis Terêncio

  • 14.Mar.2017 // 00h00

  • Geral

Lavadeiras  reclamam de entulhos lançados às margens do rio da Rua do Areão

Moradores da Rua do Areão estão sendo prejudicados por conta de pessoas que estão jogando entulhos às margens do Rio e móveis velhos que são lançados debaixo da ponte, onde acaba atraindo baratas e ratos. Devido a falta de atenção por parte das autoridades no sentido de preservar o meio ambiente, os moradores em especial as mulheres que se utilizam do Rio para lavar roupas, para ajudar nas despesas da casa, se mobilizam munidas de inchadas e foices para  realizarem  periodicamente a limpeza da margem do Rio para  que o mesmo se mantenha vivo.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2025 - Todos os direitos reservados.